EDUCAÇÃO SOCIO EMOCIONAL






Aqui algumas das atividades que estou passando para meus alunos, não são de autorias minhas, divulgo também endereços e links.

Primeiro vou explicar a importância das aulas nos tempos de hoje, coisa que muitos anos eram responsabilidades dos pais, mas como muitas mudanças e principalmente depois da pandemia se tornou um gatilho para muitas escolas trabalharem com essa matéria, eu particularmente considero muito complexo e não é muito fácil não, principalmente porque estamos falando de sentimentos e numa fase muito importante da vida que é a infância, infelizmente estamos em um tempo em que temos que nos policiar muito nas palavras principalmente em salas de aula, pois as emoções andam a flor da pele desde pequenos. Então vamos lá:

Educação socioemocional é uma abordagem do currículo escolar com foco no desenvolvimento da capacidade do aluno de reconhecer e refletir sobre as próprias emoções, relacionar-se bem com os outros e exercitar a empatia. Trata-se de uma ferramenta importante para a convivência escolar e em sociedade da criança.

Habilidades socioemocionais

O termo socioemocional está relacionado ao conjunto de habilidades sociais e de inteligência emocional envolvidas nas relações intra e interpessoais. A educação socioemocional tem intuito de estimular o estudante ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz com situações e desafios do seu dia a dia. O objetivo da educação socioemocional é proporcionar o desenvolvimento de competências como criatividade, abertura ao novo, cooperação, saber trabalhar em time, flexibilidade, iniciativa, persistência, foco, disciplina, entre muitas outras. Esse grupo de competências está previsto na BNCC e requer que os professores estejam preparados para desenvolvê-lo intencionalmente, planejadamente, como é o preparo para uma atividade de alfabetização, defendeu Viviane Senna, presidente do IAS (Instituto Ayrton Senna).

educação socioemocional busca desenvolver habilidades para auxiliar as crianças e jovens a lidarem melhor com situações de conflito, reduzindo, assim, a vulnerabilidade dos estudantes. Para isso, estimulam-se diálogos constantes por meio dos quais os alunos podem expressar seus anseios, temores e frustrações.

A partir das competências socioemocionais, o indivíduo adquire atitudes e habilidades necessárias para respeitar diferenças e agir positivamente para o bem comum. Isso considera entender e gerenciar emoções, administrar as situações do cotidiano, estabelecer bons relacionamentos e tomar decisões de maneira responsável.



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