Atividades Sócio Emocional

 



Os chamados quatro pilares da educação socioemocional contemplam as competências mencionadas. Podemos dizer também que envolvem três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: emocional, social e ética. A seguir, conheça um pouco sobre eles!
As habilidades mais importantes trabalhadas pela educação socioemocional estão divididas em cinco tipos basilares. Em torno de cada um desses pontos, elabora-se um aprendizado capaz de orientar os estudantes em sua jornada pessoal.
 São eles:autoconsciência: conhecer a si mesmo, os seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades;
autorregulação: ser capaz de administrar suas emoções e seus comportamentos, a fim de alcançar objetivos predefinidos, manter a própria motivação e gerir o próprio estresse;
habilidades de relacionamento: saber mediar conflitos, adquirir comunicação clara e eficaz, ter empatia, praticar escuta ativa, trabalhar de modo cooperativo etc.;
tomada de decisão responsável: optar por caminhos construtivos, responsáveis e seguros, que levem em consideração todas as necessidades envolvidas;
consciência social: compreender, respeitar e valorizar as diferenças (de raça, gênero, religião, cultura, entre outras), pensar e agir de maneira crítica e ética.


Os chamados quatro pilares da educação socioemocional contemplam as competências mencionadas. Podemos dizer também que envolvem três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: emocional, social e ética. A seguir, conheça um pouco sobre eles!
Aprender a conhecer

O enfoque é no desenvolvimento da curiosidade, do senso crítico e da vontade de explorar, experimentar e, principalmente, buscar variadas fontes de conhecimento. Em outras palavras, esse pilar enfatiza a necessidade de promover a autonomia intelectual dos alunos, tornando-os sujeitos capazes de discernir e tomar decisões responsáveis.

Aprender a fazer

Aqui entra em jogo o aspecto prático do conhecimento, ou seja, a capacidade de concretizar e de realizar ideias de maneira autônoma, criativa e inovadora. Sendo assim, busca-se tornar crianças e adolescentes aptos a solucionar problemas, atuar em momentos desafiadores e ir além dos modelos preexistentes de pensamento e ação.

Aprender a conviver

Aquisição de habilidades que possibilitam o estabelecimento de relações harmônicas, positivas, éticas e respeitosas com as outras pessoas. Valorizar a diversidade também é um aspecto relevante desse pilar. Dito de outro modo, significa tornar o estudante apto para conviver em sociedade, colocar-se no lugar do outro, praticar a não violência (na comunicação e na conduta) e desenvolver o espírito solidário e colaborativo.

Aprender a ser

Refere-se tanto ao respeito e cuidado consigo próprio quanto à responsabilidade por suas ações. Autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, construção de identidade, sensibilidade, autonomia e ética são pontos considerados. Esse pilar estimula a diversidade de personalidades, de talentos e de inteligência, de forma a evitar o estabelecimento de um padrão único.

Para mais informações segue alguns links que valem a pena estudar e pesquisar, de onde tirei todas informações. 


https://escoladainteligencia.com.br/blog/educacao-socioemocional/
https://www.somoseducacao.com.br/como-sua-escola-pode-trabalhar-as-habilidades-socioemocionais/
https://escoladainteligencia.com.br/blog/educacao-socioemocional/

Segue alguns planos de aula que tirei da internet também:








https://blog.mbauspesalq.com/2018/05/15/como-as-habilidades-socioemocionais-podem-mudar-educacao/?gclid=CjwKCAjwvsqZBhAlEiwAqAHElcYVtcvGxq6nBDAxyv6MA5uFN9BXJ7-uk3bZ9DqhExkWcPsfixv49hoCpkwQAvD_BwE

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