O DESAFIO DO RETORNO DAS CRECHES

 

Com a volta às aulas pós-pandemia, as creches também precisarão se adequar às necessidades das crianças e conquistar a confiança dos responsáveis, que precisam sentir que a instituição proporciona segurança para os seus filhos, ainda mais em um momento tão delicado envolvendo toda a saúde pública.



Embora ainda seja muito incerto o retorno para muitos municípios aqui no ES, muitos outros já retornaram suas rotinas com ensino hibrido, sendo assim muitos pais ainda estão inseguros com esse retorno e não retornaram com os filhos, mas justo aqueles que necessitam do atendimento pois maioria dos pais trabalham e não tem com quem deixar seus pequenos. Ai vira uma confusão psicológica tanto para famílias como para os funcionários que trabalham com contato direto com as crianças pequenas, após ler e ver muitas reportagens sobre nossa atual pandemia sabemos que infelizmente é uma realidade que está e será cotidiana, uma marca inesquecível para todos, teremos que aprender a viver com mais cuidados principalmente com a Higiene pessoal e local.



Sendo assim as mudanças de rotina que ocorreram, em suas vidas e na vida dos pais, irão novamente se transformar. Se foi difícil de repente estarem todos em casa, mudar a rotina novamente, e se ausentar da segurança que o lar representa, pode também gerar alguns impactos. Principalmente aos menores, todo um período de readaptação à escola e de afastamento dos pais terá que ser feito novamente. 

E com o constante medo do contagio e da doença, com isso os profissionais terão que lidar com diferentes níveis de ansiedades, pois as crianças trarão de casa toda bagagem vivenciada durante esse longo período que ficaram em casa desde o início da pandemia. E também encontraram profissionais que também passaram por todas ansiedades adquirida no processo de adequação ao sistema online.

Sim os professores não pararam tiveram que se reinventar para poder acompanhar seus alunos e trazer um pouco de escola para eles. Não será fácil para ninguém nessa nova fase. Com tudo sabemos também que muitos profissionais terão que se preparar emocionalmente pois irão ter que da melhor forma possível acolher e ajuda-los a lidar com seus próprios sentimentos, através de conversas com toda equipe pedagógica para poder dar um retorno de qualidade aos pequenos. Juntos zelar pela segurança e saúde destro da escola.

Os pais também devem ser um grande aliado nesse retorno, essa aproximação é fundamental para que tudo de certo para que a pandemia se mantenha controlada, para assim contribuir nas questões emocionais das crianças.

Segue aqui alguns links para poderem auxiliar e ajudar nas duvidas a respeito de todo esse retorno.

https://generoeeducacao.org.br/noticias-retorno-creches-pre-escolas/

https://institutorodrigomendes.org.br/secao-diversa-na-pandemia/?gclid=Cj0KCQjw7MGJBhD-ARIsAMZ0eesFy2cy46mkQFbmngBKh-_GWEavpuZhOkW5fmrlDbtfVlgklOYMHGEaAk5HEALw_wcB



Comentários