As Contribuições de um Neuropedagogo na Educação Infantil

A neuropsicopedagia se caracteriza na área do conhecimento voltada principalmente para os processos de ensino e aprendizagem onde compõe uma avaliação de indivíduos defasagem. 



Sabendo que o desenvolvimento do cérebro é juntamente uma interação dos impulsos nervosos ao transmitir por meio da sinapses a liberação de substâncias químicas chamados de Neurotransmissores (Raquel Araujo,2010,p.149). Para que haja esse processo na criança em seu ambiente escolar necessita obter um amplo inter-relação de desenvolvimento agregando fatores psicológicos, biológicos e culturais, com isso precisam estarem sincronizados com um ambiente rico em estímulos desde seu primeiro contato fora do cotidiano familiar. Com isso o professor precisa trabalhar a atenção, memória, a linguagem, a emoção e cognição para poder alcançar uma educação plena dentro e fora da creche.

Assim a função geradora do profissional de neuropsicopedagogo é buscar tratamentos efetivos para vários distúrbios, transtornos e doenças que possam prejudicar o futuro desenvolvimento da criança e desesperos de muitos pais e professores. Até então podendo auxiliar profissionais a observar mais as crianças por exemplo o autismo infantil já consegue notar e diagnosticar a partir de 2 anos de idade, sendo que com 8 meses de idade já é possível perceber alguns comportamentos. E quanto mais cedo o diagnóstico precoce melhor será o desenvolvimento da criança.

No Brasil estimula-se que há cerca de 2 milhões de autistas entre crianças e adultos e infelizmente esse número está crescendo muito no mundo segundo Centro de Controle de Prevenção de doenças ONU.

Como também ajudar e contribuir a diversos outros transtornos que podem surgir durante o desenvolvimento da criança na sua primeira infância, com isso levando a criança uma preparação para uma futura jornada de desafios que serão adquiridos ao longo da sua fase escolar. Exemplo problemas com fala, coordenação motora, etc...



Com isso não só contribuindo para a criança com alguma dificuldade mas também podendo enriquecer a aprendizagem dos alunos em um todo. Trazendo para sala seu conhecimento e objetos serem usados pelo professor onde irão garantir uma qualidade em suas rotinas diárias, levando a criança a atingir níveis altos de desenvolvimento e aprendizagem.

como exemplos levando ate a professora atividades para serem desenvolvidas por cada tipo de dificuldade apresentada pelo aluno que possa ser feito em geral e adaptada a sala toda.



Algumas atividades voltadas para crianças com autismo e podem ser adaptadas com forme a turma da sala:

TV Musical
Esta atividade tem como objetivo estimular a participação física da criança e o contato dela com imagens coloridas. A brincadeira consiste em reproduzir canções infantis acompanhadas de gestos com os dedos. Tudo isso feito em um televisor de papelão, para estar realmente próximo da criança.
A ação motivadora nesse caso é cantar as músicas que a criança pode gostar a fim de estabelecer uma relação de interação entre ela e o adulto. Lembre-se que a imitação de vozes e trejeitos de um personagem infantil é extremamente relevante.


Cócegas
A atividade de cócegas é responsável pela aproximação da criança com o adulto, mas principalmente quando a brincadeira é feita por um personagem infantil (de preferência aquele que a criança tenha afeição). Importante salientar que as cócegas devem ter moderação. Se você perceber que a criança não está se sentindo bem, pare imediatamente.
O objetivo da atividade é fazer com que a criança se divirta, mas também desenvolva sua comunicação verbal ao pedir mais cócegas, tudo de maneira livre e sem cobrança (como deve ser em todas as atividades).
Uma vez estimulada de maneira divertida, o personagem (o adulto) de desenho ou programa que ela mais gosta será responsável por essa aproximação e desenvolvimento das habilidades em questão. Outro benefício desta atividade é despertar na criança a atenção compartilhada de 5 minutos ou mais, o olho no olho.


Dado divertido
Esta atividade consiste em estabelecer brincadeiras físicas: pular, girar, entre outras ações, como arremessar pequenos brinquedos macios e coloridos para despertar a atenção na criança, além de flexibilidade.
É importante que nas primeiras vezes, o adulto jogue o dado para saber qual brincadeira será feita e depois da confiança da criança, que ela também seja estimulada a jogar o objeto e brincar.

Tampinhas coloridas

Outra dica é a junção de tampinhas coloridas. Esta atividade é ideal para se desenvolver nos pequenos a percepção de formas, tamanhos; além de ensiná-las detalhes como diferença e semelhança dos objetos.



https://neurocrescer.com.br/artigos/tres-atividades-para-estimular-os-bebes-ate-3-meses/
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https://saobernardo.com/blog/autismo-em-bebe-como-identificar/





 

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