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Deficit de Atenção, TDAH

DICAS: CRIATIVIDADE, AGRESSIVIDADE E MENTIRA

Dicas: Criatividade, Agressividade e Mentira
Algumas dúvidas frequentes estão relacionadas a criatividade, agressividade e mentiras. Neste texto, tentamos elucidar essas questões.
Pessoas com TDAH são mais criativas?
Há controvérsias. Embora alguns sustentem que sim, estudos sugerem que não é bem assim.
  • Pessoas com TDAH têm dificuldades no planejamento;
  • Demoram mais a ‘aprender com os próprios erros’;
  • Tendem a ser mais prolixas do que práticas;
  • Tem dificuldade em distinguir o que é prioritário, urgente e mais importante;
  • Tendem a desenvolver uma habilidade maior em lidar com situações ‘surpresa’;
  • Tendem a buscar soluções que compensem as suas falhas;
Assim, há uma tendência na busca de soluções incomuns, diante de situações complexas. Pessoas com TDAH tendem a usar aquilo que se chama ‘raciocínio lateral’.
Pais, professores, e as pessoas que convivem diretamente com crianças com TDAH, podem influir de forma contundente, se isso se desenvolverá como uma habilidade positiva, ou não.
Estimule e reforce positivamente a criança quando ela encontrar soluções para os problemas, mesmo que não sejam soluções convencionais, ou aquelas que normalmente se espera. Dê crédito e tente descobrir se a solução proposta pode funcionar.

Pessoas com TDAH mentem muito?
A criança com TDAH deixa de cumprir muitas tarefas por esquecimento ou falta de motivação. Não raro, ela se sente culpada e frustrada por não ter conseguido cumprir as tarefas. Se estiver em um ambiente onde só recebe críticas, ela pode encontrar na mentira, um caminho para evitar as críticas, castigos e repreensões. Por isso é fundamental um ambiente de compreensão e aceitação. Crie condições que ajudem a criança a lembrar e se motivar a cumprir as tarefas, para que não existam tantas situações frustrantes.

Pessoas com TDAH são mais agressivas?
Pessoas com TDAH tem baixíssima tolerância a frustração e baixa capacidade de automotivação. Isso é uma condição biológica. Lembre-se ela não é assim porque quer! Isso pode torna-las mais impacientes e irritadiças, levando a
lgumas vezes a explosões de raiva e labilidade emocional, que em geral são passageiras e não agressivas em direção aos outros.
A qualidade dessa raiva, será dada pelo ambiente. Um ambiente excessivamente critico, opressor, pode torna-la, sim agressiva e irascível. É fundamental ajudá-la a lidar com a frustração e desenvolver estratégias motivacionais.


https://tdah.org.br/dicas-criatividade-agressividade-e-mentira/





Características de jovens e crianças com TDAH


Quem convive com uma criança e jovem que tenha TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção) sabe que o tratamento diário requer atenção a mais. No entanto, mesmo o contato diário com elas pode suscitar algumas dúvidas por parte de pais e profissionais.
Para começo de conversa é importante dizer que nem todo TDAH apresenta hiperatividade, mas uma regra entre eles é a desatenção. Isso significa uma grande importância para a equipe médica ou pedagógica que avaliará o jovem e a criança. Lembre-se que informação é tudo, além de ajudar na busca do melhor tratamento.
Importante saber
O TDAH é um transtorno neurobiológico, genético, hereditário. Isso significa que o transtorno identificado na criança pode vir do pai ou da mãe; de um primo ou de uma tia. O TDAH também encontra em fatores ambientais motivos para sua ocorrência, a saber: nascimento com baixo peso, bebês prematuros ou mãe que fuma durante a gravidez.
O uso de outras drogas, inclusive o álcool, também pode influir no aparecimento do transtorno em crianças. Portanto, todo cuidado é pouco no período da gestação e o acompanhamento médico é fundamental.

TDAH em dois tipos

O TDAH apresenta dois tipos distintos, com um detalhe importante: o TDAH combinado é aquele em que a criança apresenta a hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção. Já o TDAH desatentoé caracterizado quando a criança demonstra apenas a falta de atenção.

Em que idade o TDAH pode se manifestar?

TDAH se manifesta, geralmente, antes dos 7 anos de idade. Em 95% delas, o transtorno se revela antes dos 12 anos. É importante salientar que o TDAH ocorre na fase de desenvolvimento da criança.

Alguns dados sobre o TDAH

O transtorno afeta 6% das crianças (ou 11% em algumas estatísticas) e 3% dos adultos. O déficit de atenção traz grandes prejuízos à criança no que diz respeito o aprendizado. Importante ressaltar que 80% das crianças com o transtorno têm grandes chances de continuar TDAH na adolescência. Da adolescência para a fase adulta, esse número vai para 50%.
Características
O TDAH se constitui por uma excessiva dificuldade em manter o foco em uma atividade que exija esforço mental prolongado; uma atividade que precise ser desempenhada com regras, prazos pré-determinados. Além disso, crianças com déficit de atenção têm dificuldade para começar e terminar suas tarefas.
Outra dificuldade é a de rever situações e erros; dificuldade de fazer conclusões, síntese e análise de atitude. As crianças com TDAH tendem a ser mais esquecidas, desorganizadas e perdem-se em tarefas. Além disso, há mais características:
– Tendem a ter rendimentos escolares e rotineiros mais baixos;
– Podem ser completamente introspectivas;
– Problema de memorização, capacidade de organização e interiorização de conceitos e aprendizagens;

Diagnóstico tardio é sempre prejudicial

Procurar o diagnóstico muito tarde pode provocar lacunas consideráveis no processo de aprendizagem de leitura e matemática. Isso, certamente, causará dificuldades preocupantes na vida acadêmica do aluno.
E na escola?
Em sala de aula, é importante saber e conhecer o diagnóstico. É importante o pedagogo saber se a criança está sendo devidamente medicada. Depois, é imprescindível melhorar a didática (de forma objetiva), alterar o tom de voz, ensinar de maneira interessante; tudo para que ela se sinta recompensada pelo processo de aprendizagem.
Tratamento adequado
A criança precisa ser avaliada de maneira global e interdisciplinar para que os profissionais vejam se há outras comorbidades e, assim, propor uma intervenção adequada para o devido tratamento.

Assista nossa Live com o Dr. Clay Brites:


Retirado do site : https://neurosaber.com.br/caracteristicas-de-jovens-e-criancas-com-tdah/
esse site é muito bom tem muitas reportagens e artigos importantes para nos professores e pais.

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