« Responder #14 em: 08/08/2010, 10:08 » |
Van Gogh é considerado um dos principais
representantes da pintura mundial.
representantes da pintura mundial.
Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853.
Teve uma irmã e um irmão
Teve uma irmã e um irmão
chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma
forte relação de amizade.
forte relação de amizade.
Através das cartas que trocou com com o irmão,
os pesquisadores conseguiram resgatar muitos
aspectos da vida e do trabalho do pintor.
os pesquisadores conseguiram resgatar muitos
aspectos da vida e do trabalho do pintor.
Biografia
Começou a atuar profissionalmente ainda jovem,
por volta dos 15 anos de idade.
por volta dos 15 anos de idade.
Trabalhou para um comerciante de arte da
cidade de Haia. Com quase vinte anos,foi morar
em Londres e depois em Paris, graças ao reconhe-
cimento que teve.Porém, o interesse pelos assuntos
religiosos acabou desviando sua atenção e
resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã.
cidade de Haia. Com quase vinte anos,foi morar
em Londres e depois em Paris, graças ao reconhe-
cimento que teve.Porém, o interesse pelos assuntos
religiosos acabou desviando sua atenção e
resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã.
Mesmo sem terminar o curso,passou a atuar
como pastor na Bélgica, por apenas seis meses.
Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres
mineiros da cidade, elaborou vários desenhos
como pastor na Bélgica, por apenas seis meses.
Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres
mineiros da cidade, elaborou vários desenhos
à lápis.
Resolveu retornar para a cidade de Haia, em
1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura.
Após receber uma significativa influência da Escola
de Haia, começou a elaborar uma série de
trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes.
1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura.
Após receber uma significativa influência da Escola
de Haia, começou a elaborar uma série de
trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes.
Neste período, suas telas retratavam a vida coti-
diana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural
da Holanda.
diana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural
da Holanda.
O ano de 1886, foi de extrema importância em sua
carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu,
na nova cidade, importantes pintores da época como,
por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul
Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressi-
onismo.
Recebeu uma grande influência destes
carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu,
na nova cidade, importantes pintores da época como,
por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul
Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressi-
onismo.
Recebeu uma grande influência destes
mestres do impressionismo, como podemos per-
ceber em várias de suas telas
ceber em várias de suas telas
Dois anos após ter chegado à França, parte para
a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em
paisagens rurais, com um cenário bucólico.
a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em
paisagens rurais, com um cenário bucólico.
Foi neste contexto que pintou várias obras com
girassóis.
Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender
durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
girassóis.
Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender
durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul da
França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar
um centro artístico naquela região.
No início, a relação entre os dois era tranqüila,
porém com o tempo, os desentendimento foram
aumentando e,quando Gauguin retornou para Paris,
Vincent entrou em depressão.
França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar
um centro artístico naquela região.
No início, a relação entre os dois era tranqüila,
porém com o tempo, os desentendimento foram
aumentando e,quando Gauguin retornou para Paris,
Vincent entrou em depressão.
Em várias ocasiões teve ataques de violência e
seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste
período que chegou a cortar sua orelha.
seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste
período que chegou a cortar sua orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir em suas
obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar
com rápidas e pequenas pinceladas.
obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar
com rápidas e pequenas pinceladas.
No ano de 1889,sua doença ficou mais grave e
teve que ser internadonuma clínica psiquiátrica. Nesta
clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que
passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas
foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram
a aparecer em suas telas.
teve que ser internadonuma clínica psiquiátrica. Nesta
clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que
passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas
foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram
a aparecer em suas telas.
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em
Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet,
que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus
trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a
Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet,
que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus
trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a
situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho
de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um
hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.
de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um
hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.
Principais obras de Van Gogh :
- Os comedores de batatas (1885)
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)
Curiosidades da vida de Van Gogh:
- Durante sua vida, Vicent Van Gogh não conse-
guiu vender nenhuma de suas obras de arte.
guiu vender nenhuma de suas obras de arte.
- No final do ano de 1888, Van Gogh cortou a
orelha direita. Alguns biógrafos da vida do artista
afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua
orelha direita. Alguns biógrafos da vida do artista
afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua
amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu
que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin.
De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado
que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin.
De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado
a orelha ensanguentada, dentro de um envelope,
para a amante.
para a amante.
TARSILA DO AMARAL
INFÂNCIA E APRENDIZADO
Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886,
no Município de Capivari, interior do Estado de São
Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do
Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral,
passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em
São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona,
na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado
no Município de Capivari, interior do Estado de São
Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do
Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral,
passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em
São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona,
na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado
Coração de Jesus', 1904. Quando voltou,
casou-se com André Teixeira Pinto, com
casou-se com André Teixeira Pinto, com
quem teve a única filha, Dulce.
Separaram-se alguns anos depois e então iniciou
seus estudos em arte. Começou com escultura, com
Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê
seus estudos em arte. Começou com escultura, com
Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê
de Pedro Alexandrino em 1918, onde conheceu Anita
Malfatti. Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie
Julien e com Émile Renard. Ficou lá até junho de 1922
Malfatti. Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie
Julien e com Émile Renard. Ficou lá até junho de 1922
e soube da Semana de Arte Moderna (que aconte-
ceu em fevereiro) através das cartas da amiga Anita
Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a introduziu
ceu em fevereiro) através das cartas da amiga Anita
Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a introduziu
no grupo modernista e Tarsila começou a namorar
o escritor Oswald de Andrade.
o escritor Oswald de Andrade.
Formaram o grupo dos cinco: Tarsila, Anita, Oswald,
o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del
Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões,
o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del
Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões,
festas, conferências. Tarsila disse que entrou em
contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes
ela só havia feito estudos acadêmicos.
contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes
ela só havia feito estudos acadêmicos.
Em dezembro de 22, ela voltou a Paris e Oswald
foi encontrá-la.
foi encontrá-la.
1923
Neste ano, Tarsila encontrava-se em Paris acompa-
nhada do seu namorado Oswald. Conheceram o
poeta franco suíço Blaise Cendrars, que apresentou
nhada do seu namorado Oswald. Conheceram o
poeta franco suíço Blaise Cendrars, que apresentou
toda a intelectualidade parisiense para eles. Foi
então que ela estudou com o mestre cubista Fernand
Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. Léger
então que ela estudou com o mestre cubista Fernand
Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. Léger
ficou entusiasmado e até chamou os outros alunos
para ver o quadro. A figura da Negra tinha muita
ligação com sua infância, pois essas negras eram filhas
para ver o quadro. A figura da Negra tinha muita
ligação com sua infância, pois essas negras eram filhas
de escravos que tomavam conta das crianças e,
algumas vezes, serviam até de amas de leite.
Com esta tela, Tarsila entrou para a estória da
arte moderna brasileira. A artista estudou também
com Lhote e Gleizes, outros mestres cubistas.
Cendrars também apresentou a Tarsila pintores como
Picasso, escultores como Brancusi, músicos como
Stravinsky e Eric Satie. E ficou amiga
algumas vezes, serviam até de amas de leite.
Com esta tela, Tarsila entrou para a estória da
arte moderna brasileira. A artista estudou também
com Lhote e Gleizes, outros mestres cubistas.
Cendrars também apresentou a Tarsila pintores como
Picasso, escultores como Brancusi, músicos como
Stravinsky e Eric Satie. E ficou amiga
dos brasileiros que estavam lá, como o compositor
Villa Lobos, o pintor Di Cavalcanti, e os mecenas
Villa Lobos, o pintor Di Cavalcanti, e os mecenas
Paulo Prado e Olívia Guedes Penteado.Tarsila
oferecia almoços bem brasileiros em seu ateliê,
servindo feijoada e caipirinha. E era convidada para
jantares na casa de personalidades da época
, como o milionário Rolf de Maré. Além de linda,
vestia-se com os melhores costureiros da época,
como Poiret e Patou. Em uma homenagem a Santos
Dumont, usou uma capa vermelha que foi eternizada
por ela no auto-retrato 'Manteau Rouge', de 1923.
PAU BRASIL
Em 1924, Blaise Cendrars veio ao Brasil e um grupo
de modernistas passou com ele o Carnaval no Rio
de Janeiro e a Semana Santa nas cidades históricas
de Minas Gerais. No grupo estavam além de Tarsila,
Oswald, Dona Olívia Guedes Penteado, Mário de
Andrade, dentre outros. Tarsila disse que foi em
Minas que ela viu as cores que gostava desde
sua infância, mas que seus mestres diziam que
eram caipiras e ela não devia usar em seus quadros.
'Encontei em Minas ascores que adorava em criança.
Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras.
Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as
para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo,
amarelo vivo, verde cantante, ...' E essas cores
tornaram-se a marca da sua obra, assim como a
temática brasileira, com as paisagens rurais e
urbanas do nosso país, além da nossa fauna, flora
e folclore.
Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil.
E esta fase da sua obra é chamada de Pau Brasil,
e temos quadros maravilhosos como 'Carnaval em
Madureira', 'Morro da Favela', 'EFCB', 'O Mamoeiro'
, 'São Paulo', 'O Pescador', dentre outros.
Em 1926, Tarsila fez sua primeira Exposição
individual em Paris, com uma crítica
bem favorável. Neste mesmo ano, ela casou-se
com Oswald (o pai de Tarsila
conseguiu anular em 1925 o primeiro casamento
a filha para que ela pudesse
se casar com Oswald). Washington Luís, o Presidente
do Brasil na época e Júlio
Prestes, o Governador de São Paulo na época,
foram os padrinhos deles.
ANTROPOFAGIA
Em janeiro de 1928, Tarsila queria dar um presente de
aniversário especial ao
aniversário especial ao
seu marido, Oswald de Andrade. Pintou o 'Abaporu'.
Quando Oswald viu, ficou
Quando Oswald viu, ficou
impressionado e disse que era o melhor quadro que
Tarsila já havia feito.
Tarsila já havia feito.
Chamou o amigo e escritor Raul Bopp, que também
achou o quadro maravilhoso.
Eles acharam que parecia uma figura indígena,
antropófaga, e Tarsila lembrou-se do dicionário Tupi
Guarani de seu pai. Batizou-se o quadro de Abaporu,
que significa homem que come carne humana,
achou o quadro maravilhoso.
Eles acharam que parecia uma figura indígena,
antropófaga, e Tarsila lembrou-se do dicionário Tupi
Guarani de seu pai. Batizou-se o quadro de Abaporu,
que significa homem que come carne humana,
o antropófago. E Oswald escreveu o Manifesto
Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico.
A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que
Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico.
A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que
queria deglutir, engolir, a cultura européia, que era a
cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem
brasileiro. Outros quadros desta fase Antropofágica são:
'Sol Poente', 'A Lua',
cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem
brasileiro. Outros quadros desta fase Antropofágica são:
'Sol Poente', 'A Lua',
'Cartão Postal', 'O Lago', 'Antropofagia', etc. Nesta
fase ela usou bichos e paisagens imaginárias, além
das cores fortes.
fase ela usou bichos e paisagens imaginárias, além
das cores fortes.
A artista contou que o Abaporu era uma imagem do seu
inconsciente, e tinha a ver com as estórias de monstros
que comiam gente que as negras contavam para ela
em sua infância. Em 1929 Tarsila fez sua primeira
inconsciente, e tinha a ver com as estórias de monstros
que comiam gente que as negras contavam para ela
em sua infância. Em 1929 Tarsila fez sua primeira
Exposição Individual no Brasil, e a crítica dividiu-se,
pois ainda muitas pessoas ainda não entendiam sua arte.
pois ainda muitas pessoas ainda não entendiam sua arte.
Ainda neste ano de 1929, teve a crise da bolsa de Nova
Iorque e a crise do café no Brasil, e assim a realidade de
Tarsila mudou. Seu pai perdeu muito
Iorque e a crise do café no Brasil, e assim a realidade de
Tarsila mudou. Seu pai perdeu muito
dinheiro, teve as fazendas hipotecadas e ela teve que
trabalhar. Separou-se de Oswald.
trabalhar. Separou-se de Oswald.
SOCIAL E NEO PAU BRASIL
Em 1931, já com um novo namorado, o médico
comunista Osório Cesar,
comunista Osório Cesar,
Tarsila expôs em Moscou. Ela sensibilizou-se
com a causa operária e foi presa por participar
de reuniões no Partido Comunista Brasileiro com o
com a causa operária e foi presa por participar
de reuniões no Partido Comunista Brasileiro com o
namorado. Depois deste episódio, nunca mais se
envolveu com política.
envolveu com política.
Em 1933 pintou a tela 'Operários'. Desta fase Social,
temos também a tela 'Segunda Classe'. A temática triste
da fase social não fazia parte de sua personalidade e
durou pouco em sua obra. Ela acabou com o namoro
temos também a tela 'Segunda Classe'. A temática triste
da fase social não fazia parte de sua personalidade e
durou pouco em sua obra. Ela acabou com o namoro
com Osório, e em meados dos anos 30, Tarsila uniu-se
com o escritor Luís Martins, mais de vinte anos mais novo que
ela. Ela trabalhou como colunista nos Diários Associados
por muitos anos, do seu amigo Assis Chateaubriand.
Em 1950, ela voltou com a temática do Pau Brasil e pintou
com o escritor Luís Martins, mais de vinte anos mais novo que
ela. Ela trabalhou como colunista nos Diários Associados
por muitos anos, do seu amigo Assis Chateaubriand.
Em 1950, ela voltou com a temática do Pau Brasil e pintou
quadros como 'Fazenda', 'Paisagem ou Aldeia' e 'Batizado
de Macunaíma'.
de Macunaíma'.
Em 1949, sua única neta Beatriz morreu afogada, tentando
salvar uma amiga em um lago em Petrópolis.
salvar uma amiga em um lago em Petrópolis.
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951,
teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da
Bienal de Veneza em 1964.
teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da
Bienal de Veneza em 1964.
Em 1969, a mestra em história da arte e curadora Aracy
Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de pintura'.
Sua filha faleceu antes dela, em 1966.
Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de pintura'.
Sua filha faleceu antes dela, em 1966.
Tarsila faleceu em janeiro de 1973.
CÂNDIDO PORTINARI
Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais
famosos. Este grande artista nasceu na cidade de
Brodowski (interior do estado de São Paulo),
famosos. Este grande artista nasceu na cidade de
Brodowski (interior do estado de São Paulo),
em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também
nas áreas de poesia e política.
nas áreas de poesia e política.
Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países,
entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou
seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova
Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante,
sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante,
sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no
Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus
retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de
sua mãe e o do famoso escritor brasileiro
Mário de Andrade.
de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com
sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse
reconhecido entre outros países. A morte de Cândido
Portinari teve como causa aparente uma intoxicação
causada por elementos químicos
presentes em certas tintas.
« Responder #2 em: 07/08/2010, 21:37 » |
Ivan Konstantinovich Aivazovskii (Teodósia, 29 de julho
de 1817 —
de 1817 —
Teodósia, 5 de maio de 1900) foi um pintor russo de
ascendência arménia conhecido pelas suas paisagens
marítimas. Morreu deixando um reportório de mais de
seis mil obras, entre elas, a mais famosa, Nona Onda
ascendência arménia conhecido pelas suas paisagens
marítimas. Morreu deixando um reportório de mais de
seis mil obras, entre elas, a mais famosa, Nona Onda
seio de uma família de mercadores
arménios de classe média radicada na Ucrânia. Com
poucos anos de idade, já desenhava e pintava como um
grande mestre. Os pais reconheceram o seu
poucos anos de idade, já desenhava e pintava como um
grande mestre. Os pais reconheceram o seu
talento e, como tal, inscreveram-no na Academia de Belas
Artes de São Petesburgo.
Aí, era frequente retratar paisagens, sobretudo marítimas.
Artes de São Petesburgo.
Aí, era frequente retratar paisagens, sobretudo marítimas.
De facto, o seu interesse pelo mar deriva desse tempo.
paisagens marítimas na academia onde estudava.
A exposição e os seus quadros foram deveras
apreciados. Foi 1837, o ano em que se decidiu a
aplicar-se na concretização de paisagens marinhas.
aplicar-se na concretização de paisagens marinhas.
Florença e Pádua), a Alemanha, a França, a
Espanha e os Países Baixos. Ficou em cada um destes
países largos meses. Meses, esses, todos passados a
pintar as mais belas paisagens marinhas da Europa.
Nos referidos países também realizou algumas
exposições todas com relativo sucesso. Turner,
um proeminente pintor inglês, ao visitar uma das
exposições, ficou encantado com a complexa
precisão e brilhante concepção dos ambientes
marítimos, presentes nos quadros de Aivazovskii.
Em 1844, Ivan Konstantinovich volta à Rússia onde fica
alguns meses. Depois
alguns meses. Depois
volta a visitar a restante a Europa, tendo viajado para
a Grécia. Seguidamente,
descobre a África e a Ásia, tendo ido à Turquia e ao
Egipto.
De volta à Rússia, pinta os seus dois mais famosos quadros: Mar Negro e Nona Onda. Estes tiveram imenso
sucesso e influência na pintura russa, desde então.
a fazer caridade e abre, em Teodósia, uma Academia
de Belas-Artes, a primeira da cidade.
Morre em 1900, deixando para trás uma vasta obra de
mais de seis mil quadros.
Hoje em dia, os seus quadros encontram-se expostos mais de seis mil quadros.
nosmelhores e maiores museus
(Museu Hermitage e Museu Sakip Sabanci, por exemplo)
e galerias de arte do mundo, e os seus quadros, em leilões,
atingem exorbitantes valores.
e galerias de arte do mundo, e os seus quadros, em leilões,
atingem exorbitantes valores.

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